Oi gente, aqui tem uma série de histórias e "causos" que acontecem comigo e com vários colegas.

A idéia é fazer rir e refletir! E contar de uma maneira bem-humorada, o dia a dia dos profissionais da imagem.

Quem quiser contribuir com mais histórias e informações pode mandar para meu e-mail (programadigital@gmail.com).

Divirtam-se, comentem, curtam e compartilhem!!!




segunda-feira, 9 de abril de 2012

Profissão Perigo!

Hoje vou fazer um comentário sobre o que ocorreu com o colega Victor Hugo/Itajaí-SC.

Tive a desagradável surpresa em ver um post dele compartilhado por vários outros fotógrafos no facebook,
noticiando o roubo de alguns equipamentos, enquanto fazia uma sessão externa (making off de noivos no trapiche de Porto Belo).


O fato de levarem teus instrumentos de trabalho, ou pertences pessoais já é um sentimento de impotência frente a essa situação de insegurança que vivemos.

Agora, eu tenho uma recomendação a quem vive da fotografia (e também no caso, de filmagens):

Colegas, nós não somos obrigados a submeter-nos aos caprichos de nossos clientes. O perigo de assaltos não é uma novidade. E há outros perigos, basta ler meus posts anteriores.

Certa vez eu fui procurado para fezer uma sessão de fotos, de madrugada, em um local distante e deserto. Era um nú artístico ao ar livre.

Eu fiz uma exigência aos clientes, faria o trabalho desde que solicitassemos um patrulhamento no local, e que qualquer custo para isso seria por conta deles. Claro que não aceitaram, e ainda me trataram como fresco e metido.

Gente! Eu estou contando histórias neste blog, de forma "engraçada", porque graças a Deus posso rir de tudo hoje, mas é um alerta que faço para que todos valorizem mais seu trabalho e sua dignidade.

Não é certo que por caprichos e modismos da atualidade, esqueçamos a segurança e o profissionalismo.

Infelizmente a classe dos profissionais da imagem não é suficientemente unida a ponto de estabelecer procedimentos de segurança nas produções.

Cada um de nós sabe a quantidade de equipamentos e acessórios que levamos para uma externa, aí vem o cliente fala: "vamos no nosso carro, assim você não gasta sua gasolina", como se a gasolina fosse o grande gasto na história. Mas é claro que se levarem o carro, que seja o deles!

Este post não foi nada engraçado, mas fica minha solidariedade ao amigo Victor Hugo, e também a dica aos demais.

"Corra os riscos que forem necessários, mas cobre o preço que isso vale!" (Andres Lovera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário