Gentileza? Pode ser... mas às vezes gera dor de cabeça.
Digo isso porque não podemos confundir gentileza com uma porta aberta ao abuso.
Quando alguém te recebe em sua casa e te diz "fique a vontade" não te dá o direito de tirar os sapatos, ficar sem camisa. É questão de bom senso, e cada um sabe a liberdade que tem com cada pessoa.
Inclusive essa liberdade pode também ser medida pela intimidade que se tem com o anfitrião.
Recentemente fiz a cobertura de um evento, em contra-partida da venda das fotos aos participantes. Quem já fez esse tipo de serviço sabe que dispende um investimento considerável na estrutura e profissionais envolvidos.
Pois bem, em determinado momento começamos a perceber a presença de pessoas munidas de equipamentos fotográficos profissionais. Fica complicado fazer uma abordagem direta e imediata justamente porque as pessoas não estão identificadas, e quando se trata de amadores hoje em dia "tudo é permitido" em nome da "gentileza". Logo percebemos que algumas das pessoas eram participantes do evento, inclusive os mesmos chegaram a comentar conosco que eram registros pessoais, deram até dicas de quem eram os convidados importantes, com os quais todo mundo gostaria de ter fotos (gentileza!).
Mas também haviam duas pessoas que eram da imprensa. Não se identificaram e notavelmente evitavam ficar próximo a nós. Esqueci de comentar que eu e minha equipe tinhamos exclusividade no evento.
Em nome da gentileza, e por parecer que estavam só fazendo uma cobertura do evento deixamos por isso mesmo. Até porque, com o evento em andamento fica bastante complicado criar uma situação tensa.
O que me deixa chateado é que esses dois profissionais da imprensa criaram para nós uma situação constrangedora, porque como eles ficaram "brincando de esconde-esconde" conosco, não vimos o que estavam fotografando. No dia seguinte fomos procurados por vários participantes para comprar fotos que nós não tinhamos, porque tinham sido feitas pelos profissionais da imprensa (juro que não sei de que veículo, senão falava aqui!). Além de termos perdido algumas vendas, o prejuízo maior foi que estes participantes não puderam ter suas fotos com os palestrantes internacionais, perdendo uma oportunidade única.
Aí eu pergunto, custava esses "profissionais" se identificarem? No dia seguinte tivemos a mesma situação, porém agimos de forma diferente, nos dirigimos ao profissional, que estava a serviço da casa onde ocorreu o evento. Fizemos uma rápida reunião e pedimos a "gentileza" de nos chamar quando fosse fotografar grupos de pessoas, assim não haveria o risco de não termos a foto.
Assim ficou todo mundo contente, nós vendemos nossas fotos, a casa teve seu registro, os
participantes saíram satisfeitos.
Lembrando que nos dois casos acima nós tinhamos em contrato o direito de proibir (barrar!) os profissionais que estivessem no evento.
Em nenhum momento me passou pela cabeça "barrá-los". Eu acredito que todo mundo estava ali para fazer seu trabalho. Mas para um trabalho não interfetir no outro deve existir algo chamado respeito.
Mesmo tendo sido prejudicado no primeiro dia, não abri mão da gentileza no segundo dia.
Ah! e tenho certeza que ganhei um amigo no segundo dia, porque mesmo que tenha parecido prepotente minha posição, ele entendeu e trabalhamos juntos numa boa.
"Só acho que é necessário haver cooperação e respeito sempre". (Andres Lovera)
Oi gente, aqui tem uma série de histórias e "causos" que acontecem comigo e com vários colegas.
A idéia é fazer rir e refletir! E contar de uma maneira bem-humorada, o dia a dia dos profissionais da imagem.
Quem quiser contribuir com mais histórias e informações pode mandar para meu e-mail (programadigital@gmail.com).
Divirtam-se, comentem, curtam e compartilhem!!!
A idéia é fazer rir e refletir! E contar de uma maneira bem-humorada, o dia a dia dos profissionais da imagem.
Quem quiser contribuir com mais histórias e informações pode mandar para meu e-mail (programadigital@gmail.com).
Divirtam-se, comentem, curtam e compartilhem!!!
É "gentileza gera gentileza", e é tênue mesmo a linha entre a gentileza e o abuso...
ResponderExcluirTodo mês eu faço uma blogagem sobre gentileza, as pessoas postam situações em que foram gentis ou que receberam uma gentileza, posso colocar o link do teu blog??? Gostei muito do post. Abraços e sucesso!!!
Pode colocar sim... Obrigado!
Excluir